Entenda um pouco mais sobre o golfe, “esporte da elite no Brasil”

conheça o golfe esporte

O golfe é um esporte considerado elitista no Brasil, porém isso só ocorre pois não é tradicional no país. Ao contrário do que se pensa, é uma modalidade onde pessoas de todas as classes, como executivos, empresários, motoristas de táxi, operadores de máquinas, misturam-se ao redor do mundo.

A modalidade necessita de campos ao ar livre com grandes dimensões, e os jogadores tem como meta, utilizando um taco, de colocar as bolas nos diversos buracos espalhados pela superfície. Para tal objetivo, o golfista deve utilizar-se do menor número possível de tacadas.

Oficialmente, o golfe surgiu na Escócia no final da primeira metade do século XVIII. Foi em 1744, que foram criadas as primeiras regras e associações de jogadores no Reino Unido, pela Companhia de Golfistas da cidade escocesa de Edimburgo.

Acredita-se que a modalidade tenha origem romana e tenha surgido da paganica. A paganica era um jogo em que se batia com um pau torto em uma bola de couro recheada de penas ou lãs. Ainda que não haja comprovações sobre essa origem, não é difícil notar as semelhanças entre os esportes.

Modalidade bem antiga, muitos países na atualidade tem o golfe como tradicional em seus quadros esportivos, como Estados Unidos, Irlanda, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Irlanda do Norte, Suécia e África do Sul.

golfe

Organizado mundialmente pela IGF (International Golf Federation), o esporte hoje tem diversos torneios anuais pelo mundo, sendo quatro deles os mais importantes: U.S. Open, Masters, British Open e PGA Championship. Ainda há uma “nova” competição relevante, mas que voltou à ativa recentemente: os Jogos Olímpicos.

O golfe entrou para o quadro de esportes olímpicos na segunda Olimpíadas da Era Moderna, ou seja, em 1900. Nas Olimpíadas de 1904, fez parte pela segunda e última vez do quadro olímpico. E após ficar fora mais de um século do calendário, em 2016, o esporte voltou a fazer parte dos Jogos Olímpicos e novamente está confirmado para 2020.

Como no Brasil, o golfe não é muito tradicional, separamos algumas curiosidades sobre a modalidade para você se familiarizar com o esporte, confira:

– A palavra golfe tem origem na palavra alemã “kolbe”, cujo significado é taco.

– Um campo de golfe pode ser constituído por 9 ou 18 buracos, e todos estes começam com uma zona inicial de onde se faz o primeiro shot, o “tee”, e terminam no local onde está a bandeira, o “green”.

– O buraco de golfe possui, pelo menos, 10,8 centímetros de diâmetro e 10 centímetros de profundidade.

– Uma partida de golfe de 18 buracos, dura cerca de 4 horas e os jogadores percorrem, em média, 4km.

– O “hole in one”, ato de colocar a bola no buraco com uma só tacada, foi conseguido pela primeira vez em 1944, por uma mulher. Sue Press fez o que ainda nenhum homem tinha conseguido até aquele momento.

– O “caddie” é a pessoa responsável por transportar e gerir os tacos de golfe dos profissionais durante os torneios. Eles ainda ajudam os jogadores na escolha do taco e nos aspetos técnicos dos buracos. Porém, este tipo de profissional não é encontrado em todos os lugares. Em algumas regiões da Europa, os próprios golfistas preferem carregar os seus tacos e não se utilizam dos “caddies”.

– Um campo de golfe oficial ocupa de 600 mil a um milhão de metros quadrados, e custa de um e meio a cinco milhões de dólares.

– Atualmente, existem cerca de 86 milhões de praticantes de golfe no mundo todo (estimativa de 2018).

golfe

Você também pode gostar: