Conheceremos o primeiro campeão da ATP Cup neste fim de semana

A ATP Cup é um torneio que foi criado para substituir a Hopman Cup e que reúne 24 nações de diferentes partes do planeta. Disputada na Austrália, a competição, que começou no dia 2 deste mês, tem viva quatro seleções que buscarão o troféu de campeã neste domingo. Quem será que erguerá a primeira taça deste novo campeonato?

As semifinais foram definidas nesta sexta-feira, após Sérvia e Espanha conseguirem as últimas vagas para a fase decisiva. Às 21h desta sexta-feira, os sérvios enfrentam a Rússia buscando a primeira vaga na final da ATP Cup. Já na madrugada de sábado, às 04h30, os espanhóis duelam com os australianos na outra semifinal.

Líderes do grupo D, os russos chegam à semifinal como única equipe a não perder nenhum jogo no campeonato. Karen Khachanov e Daniil Medvedev começaram a temporada voando e despacharam a Argentina facilmente nas quartas. Agora terão pela frente a nação liderada por Novak Djokovic, a Sérvia, líder do grupo A e que passou com tranquilidade pelo Canadá nas quartas. Apesar de contar com o número 2 do mundo, os outros jogadores sérvios (Dusan Lajovic e Viktor Troicki) estão abaixo do nível dos jogadores russos, o que coloca a seleção do país da vodka como favorita no confronto.

Número 1 do mundo, Nadal lidera a Espanha na ATP Cup (Foto: ATP)

No outro duelo, a Espanha conta com o atual número 1 do ranking ATP como trunfo. Rafael Nadal, ao lado de Roberto Bautista Agut e Pablo Carreno Busta, ficaram na liderança do grupo B e passaram no aperto sobre a Bélgica nas quartas. Sua adversária será a Austrália, de Nick Kyrgios, Alex de Minaur, Chris Guccione e John Peers, que jogarão com a torcida do seu lado. Os australianos terminaram a primeira fase na liderança do grupo F e passaram no sufoco pela Grã-Bretanha nas quartas. O confronto promete ser equilibrado e se Nadal não estiver em um bom dia, como mostrou contra os britânicos, a atual campeã da Copa Davis pode se complicar.

As 24 nações participantes da ATP Cup foram escolhidas com base no ranking dos seus principais jogadores. A competição conta com uma distribuição total de US$ 15 milhões (cerca de R$ 61 milhões), e pontos no ranking: até 750 para tenistas de simples e 250 para duplistas – todos os duelos são realizados com dois jogos simples e um de duplas. A decisão do torneio acontece entre os vencedores das partidas da semifinal, na madrugada de domingo, às 04h30.

Você também pode gostar: