Conmebol amplia data de paralisação da Libertadores para pelo menos 5 de maio

A Conmebol havia suspendido os compromissos da Copa Libertadores desta semana por conta do coronavírus. Porém, a entidade não havia deixado claro sobre seu futuro. Nesta quinta-feira, a confederação publicou novo comunicado, garantindo que o prazo de paralisação do torneio irá pelo menos até 5 de maio.

“A Conmebol se encontra comprometida com a prevenção do COVID-19 e, ante o risco da expansão do mesmo, a finalidade de proteger a saúde dos jogadores, corpo técnico, delegados, árbitros, dirigentes, imprensa e torcedores, o torneio encontra-se suspenso. No entanto, para fins de previsibilidade para os clubes participantes de nossos principais torneios, a Conmebol tomou a decisão de suspender reuniões previamente agendadas, inicialmente até 5 de maio de 2020”, anunciou a entidade.

A suspensão afeta mais duas rodadas da Libertadores, que aconteceriam depois da Data Fifa, em abril. O adiamento da Copa América deve ajudar no prolongamento do calendário continental para que a Libertadores seja reagendada.

Premier League também amplia sua paralisação

A data inicial para a volta do futebol na Inglaterra havia sido adiada até o dia 3 e 4 de abril. Só que nesta quinta-feira, as coisas mudaram. Em novo comunicado da English Football League (EFL) e Football Association (FA), a data prevista foi adiada para o dia 30 de abril. Esta decisão foi tomada depois de uma reunião por videoconferência com os 20 clubes da Premier League nesta quinta-feira, diante da emergência da pandemia do Coronavírus.

“A FA, Premier League, EFL e futebol profissional feminino, juntos com a PFA [Professional Football Association] e LMA [League Managers Association], entendem que nós estamos em tempos sem precedentes e nossos pensamos estão com todos afetados pelo COVID-19. Nós estamos unidos no nosso compromisso em encontrar formas de continuar a temporada e garantir que todas as ligas domésticas, europeias e copas sejam jogadas assim que seja seguro e possível fazer isso”, diz a nota oficial das entidades.

Não há nenhuma data definida para o término das competições. A Uefa anunciou recentemente que pretende fazer os torneios terminarem até o dia 30 de junho. Uefa e Fifa estudam como flexibilizar as regras de registro de jogadores, já que muitos contratos acabam no dia 30 de junho, data final da temporada, e há a possibilidade de ter que avançar o calendário até julho.

Você também pode gostar: