Campeonato Brasileiro 2019 estreia neste sábado com novidades

brasileirao

Passados longos quatro meses com os sonolentos campeonatos estaduais, finalmente o Brasileirão vai voltar. À partir desta sábado, se inicia a primeira rodada da competição, que terá uma longa maratona de 380 jogos até dezembro e que para esta temporada terá algumas novidades.

Para dar mais credibilidade ao torneio, o árbitro de vídeo (VAR) foi implementado para este ano, em todas as partidas, com a expectativa de diminuir os erros de arbitragem e deixar o resultado de campo mais justo.

A CBF comemora a novidade, mas faz ressalvas de que ainda levará um tempo até cair no gosto de clubes e torcida, afinal, o desempenho do VAR se mostrou bem distante do ideal nos estaduais, com alguns erros e uma demora acima da média no tempo da tomada de decisões dos árbitros em campo.

“(O VAR nos estaduais) Foi um treinamento fundamental para que a gente conseguisse ter uma melhora da nossa performance no Campeonato Brasileiro. O objetivo do árbitro de vídeo não é chegar a 100% de acerto. Ele tem que chegar o mais perto possível na questão da perfeição, mas perfeição não se alcança nunca”, explicou o novo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, em entrevista ao Portal Terra.

O sistema utilizará as imagens captadas pelas TV durante os jogos. Serão utilizadas pelo menos oito câmeras. Nos casos em que a transmissão ofereça apenas sete equipamentos – comum em jogos menos badalados do Pay-Per-View -, a CBF fornecerá uma câmera extra.

“A gente tem que saber que aqui nós temos um árbitro de vídeo com uma realidade (diferente). Na Copa do Mundo tínhamos 36 câmeras na transmissão de um jogo, toda uma estrutura com uma base em Moscou. Aqui o sistema será outro, completamente diferente. Queremos ter as câmeras certas nos locais certos”, explicou Gaciba.

De acordo com a CBF, noventa árbitros estão aptos a desempenhar a função de VAR. Serão gastos 19 milhões de reais (R$50 mil por jogo) com as instalações e os clubes vão bancar menos da metade do valor, cerca de 7 milhões de reais (R$350 mil reais para cada time). A empresa responsável pela tecnologia será a Hawk-Eye, a mesma utilizada na Copa do Mundo da Rússia.

var
De acordo com a CBF, noventa árbitros estão aptos a desempenhar a função de VAR no Brasil (Foto: Reprodução)

Novas regras

Além do VAR, o Brasileirão 2019 estreará mais cedo (desde a primeira rodada) as mudanças nas regras impostas pela International Board, a entidade que rege as leis do jogo. À partir de julho, o mundo do futebol terá novidades em alguns pontos:

Mão na bola: Alguns lances interpretativos continuarão presentes entre os defensores. Porém, a partir de agora, qualquer gol em que bola bater na mão de um atleta de ataque, com intenção ou não, seja no fim ou na origem da jogada, será invalidado.

Cartão para treinadores: Treinadores e integrantes de comissão técnica poderão receber cartões amarelos e vermelhos. Antes, eles eram apenas retirados de campo sem a utilização de cartões.

Substituições: Para dar mais fluidez ao jogo, o atleta que for substituído deverá sair pela linha mais próxima e não mais pelo meio-campo.

Bola ao chão: A partir de agora, sempre que a bola tocar acidentalmente no juiz, o jogo deverá ser reiniciado com bola ao chão. Antes, a partida seguia normalmente.

Tiro de meta: Pelas novas regras, a bola não precisa mais sair da área para entrar em jogo nos tiros de meta.

Posição do goleiro nos pênaltis: Durante uma cobrança de penalidade máxima, o goleiro só precisará ter um dos pés sobre a linha no momento do chute, e não mais os dois.

rodriguinho
Cruzeiro de Rodriguinho não sabe o que é derrota ainda no ano (Foto: Reprodução)

Destaques

Na disputa em campo, os favoritos já aparecem bem destacados. Grêmio e Cruzeiro chegam com grande favoritismo pelo futebol apresentado na temporada brasileira até aqui. Equipes com boas peças, treinadores competentes e propostas de jogo bem definidas. Flamengo e Palmeiras mesmo irregulares ao longo do ano, também devem vir fortes pela força do elenco. E ainda temos outros grandes clubes que não podem ser descartados da disputa como Internacional, Corinthians, São Paulo e Athletico-PR que se correm por fora pelo topo da tabela, devem travar uma boa batalha pelas vagas na Copa Libertadores da América.

Confira os jogos da 1ª rodada do Brasileirão 2019:

Grêmio x Santos

Atlético-MG x Avaí

Ceará x CSA

Palmeiras x Fortaleza

São Paulo x Botafogo

Flamengo x Cruzeiro

Fluminense x Goiás

Chapecoense x Internacional

Bahia x Corinthians

Athletico Paranaense x Vasco da Gama

Você também pode gostar: