Campeonato Carioca inicia com Flamengo como time a ser batido

campeonato carioca

O Campeonato Carioca começa neste sábado. 12 equipes disputam a 118ª edição do torneio, que chega em 2019 com total favoritismo do Flamengo. O fator financeiro colocou o time rubro-negro não só como principal potência do Rio de Janeiro, mas uma das maiores da América do Sul.

Nos últimos anos, o Flamengo passou por uma reforma financeira no clube, colocando todas as contas em dia. O problema é que o dinheiro não se transformou em títulos, a grande crítica da torcida na gestão passada. Com a entrada de Rodolfo Landim como presidente em 2019 e sua postura agressiva no mercado, a mensagem deixada foi clara: quer troféus para o rubro-negro.

Duas contratações simbolizam toda a força flamenguista. À começar com De Arrascaeta, vindo do Cruzeiro pelo preço de 18 milhões de euros. O uruguaio é um dos principais meias do futebol brasileiro e chega para mudar o patamar do time carioca. Além do meia, a contratação de Gabigol, artilheiro do último Brasileirão, dá mais poder de fogo ao ataque da gávea. Juntando as novas peças no bom elenco que foi mantido, o favoritismo do Flamengo fica claro.

Do lado oposto, Botafogo, Fluminense e Vasco fizeram contratações mais humildes e tiveram que se reinventar após um 2018 mais duro, com dificuldades no Campeonato Brasileiro e em outras competições e talvez vão precisar de tempo para embalar um bom futebol no ano.

Atual campeão carioca, o Botafogo perdeu peças importantes para esta temporada. Destaque na zaga, Igor Rabello foi para o Atlético-MG, enquanto Rodrigo Lindoso acertou com o Internacional. A boa notícia ao menos foram as renovações dos empréstimos de Jean e Erik, que podem ser as peças determinantes para esta temporada.

bruno silva
Bruno Silva é a principal contratação do Fluminense para o estadual. (Foto: Divulgação)

O Fluminense sofreu para permanecer na Série A no último Brasileirão. A reformulação era inevitável para 2019. Entre os jogadores que saíram, Richard, Sornoza, Jadson e Ayrton Lucas são os principais nomes. Mas a diretoria se mexeu e conseguiu algumas boas reposições como Bruno Silva, Caio Henrique e a aposta colombiana Yony Gonzalez. Tudo isto sobre o comando do técnico Fernando Diniz, que ganhou a confiança da diretoria, que ainda tenta trazer Paulo Henrique Ganso da Europa, para liderar o time no ano.

Já o Vasco é o clube carioca que mais fechou contratações até o momento para a temporada. A principal perda foi do ídolo Martin Silva, que foi jogar no Libertad do Paraguai. Entre os reforços, nenhum nome de peso. Bruno César e Fellipe Bastos são os mais conhecidos da torcida. O que os torcedores comemoram mesmo são as permanências de Yago Pikachu, Maxi López e Andrey, principais jogadores da última temporada e que foram sondados por outras equipes. A princípio a base mais importante do Gigante da Colina está mantida e deve ser daí que o técnico Alberto Valentim deve montar a sua equipe.

O Campeonato Carioca tem data de término prevista para 21 de abril. Até lá muito pode acontecer. Por enquanto, acompanharemos tudo o que rola na primeira fase da competição com a expectativa de saber quem levará a Taça Guanabara.

Veja os grupos definidos da Taça Guanabara:

Grupo A

Americano

Fluminense

Madureira

Portuguesa

Vasco

Volta Redonda

Grupo B

Bangu

Boa Vista

Botafogo

Cabofriense

Flamengo

Resende

Você também pode gostar: