Com confrontos de tirar o fôlego, Liga das Nações 2020-21 tem seus grupos sorteados

Nesta terça-feira, a UEFA sorteou os grupos da Liga das Nações, que será realizada nos anos de 2020 e 2021. A novidade desta edição fica por conta do aumento de países por divisão: agora são 16 em cada nas três principais. Com isso, o rebaixamento previsto anteriormente, e que afetaria a Alemanha, por exemplo, acabou sendo cancelado.

No atual formato, serão quatro grupos com quatro seleções cada. O vencedor de cada grupo na Liga A avança para um mata-mata que definirá o campeão – e os lanternas caem de divisão. Um dos quatro países classificados será nomeado como anfitrião da fase final.

Nas ligas B e C, o primeiro de cada grupo consegue a promoção, enquanto os lanternas serão rebaixados. Apenas a liga D conta com um número inferior de equipes: sete. A distribuição aconteceu de acordo com o ranking da entidade europeia.

Teremos diversos duelos de destaque nesta primeira fase como o embate entre Itália e Holanda, Inglaterra e Bélgica, Espanha e Alemanha e a atual campeã da Liga das Nações, Portugal contra a atual campeã do Mundo, França.

Diferentemente do que aconteceu na edição anterior, esta não oferece vagas à Eurocopa. No entanto, os melhores times da competição que não conquistarem vagas na Copa do Mundo de 2022 terão uma nova chance. Os dois melhores times da Liga das Nações que não terminarem na primeira ou na segunda colocação de seus grupos das Eliminatórias ganharão lugares na repescagem rumo ao Catar.

A primeira rodada da Liga das Nações 2020-21 está marcada para acontecer entre os dias 3 e 5 de setembro de 2020. Já a fase final, envolvendo apenas os campeões de cada chave da Liga A, determinará o próximo campeão entre 2 e 6 de junho de 2021.

Veja a distribuição das tabelas:

Liga A

Grupo 1: Holanda, Itália, Bósnia e Polônia

Grupo 2: Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Islândia

Grupo 3: Portugal, França, Suécia e Croácia

Grupo 4: Suíça, Espanha, Ucrânia e Alemanha

Liga B

Grupo 1: Áustria, Noruega, Irlanda do Norte e Romênia

Grupo 2: República Tcheca, Escócia, Eslováquia e Israel

Grupo 3: Rússia, Sérvia, Turquia e Hungria

Grupo 4: País de Gales, Finlândia, Irlanda e Bulgária

Liga C

Grupo 1: Montenegro, Chipre, Luxemburgo e Azerbaijão

Grupo 2: Geórgia, Macedônia, Estônia e Armênia

Grupo 3: Grécia, Kosovo, Eslovênia e Moldávia

Grupo 4: Andorra, Belarus, Lituânia e Cazaquistão

Liga D

Grupo 1: Ilhas Faroe, Letônia, Andorra e Malta

Grupo 2: Gibraltar, Liechtenstein e San Marino

Você também pode gostar: