Esporte individual: tudo sobre o ciclismo

O ciclismo começou como esporte na Inglaterra durante o século XIX, mais ou menos a partir de 1890. Foi nesta época que as bicicletas começaram a se desenvolver mais rapidamente, numa tentativa de aperfeiçoar o objeto.

Com esses avanços, começou a ser possível alcançar maiores velocidades com o transporte e assim as primeiras provas foram surgindo. A França foi o país que mais se destacou neste começo, aderindo muito bem a modalidade, e com os participantes aproveitando o terreno montanhoso como desafio.

Assim, o esporte fez parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas, na Grécia. Desde então, com o crescimento da modalidade, as competições de ciclismo foram evoluindo e hoje se dividem em três principais: pista, mountain bike e estrada.

Pista

Neste tipo de torneio as pistas são circulares e podem ser feitas de concreto ou madeira. Normalmente, as provas são feitas dentro de um pavilhão, o qual tem diversas variantes mas o objetivo principal é completar a prova no menor tempo possível.

Geralmente, as bicicletas utilizadas nesta modalidade não possuem freios e a inclinação das pistas de competição pode chegar a 42 graus, em torneios realizados em superfícies de 4 quilômetros de extensão.

Mountain Bike

Neste tipo de torneio, as provas são realizadas em pistas com algumas variantes, as quais mudam o terreno do seu percurso, caraterísticas das bicicletas e exigem diferentes técnicas e capacidades.

Esta variante não só tem como característica não ser uma prova exclusiva de estrada, sendo ela praticada normalmente em todos os tipos de terrenos, como por exemplo pinhais ou até em ruas com escadas e calçadas. Além disso, também tem como caraterística ser feita em superfícies de subir e descer, o que tornar a modalidade de alta dificuldade.

Estrada

Esta modalidade é a mais antiga, onde começou a surgir o ciclismo. As provas são efetuadas na estrada, com bicicletas leves e aerodinâmicas, para que os ciclistas consigam alcançar maiores velocidades e fazerem maiores distâncias. Sua popularidade é imensa, tendo como um dos seus pontos altos todos os anos o Tour de França, que é considerada a prova mais importante no Circuito Mundial do esporte.

Os principais campeonato de ciclismo que acontecem pelo mundo podem ser acompanhados aqui no BetMais. Comece agora a apostar no Tour de France e nas outras grandes competições ciclísticas em nosso site!

Você também pode gostar: