Gabriel Medina brilha e vence o Corona Open J-Bay 2019

jeffreys bay

O Brasil fez história no surf nesta sexta-feira! Pela primeira vez, o torneio de Jeffreys Bay, na África do Sul, contou com dois brasileiros na final: Gabriel Medina e Italo Ferreira brigaram pelo troféu da sexta etapa do Circuito Mundial de Surf. E foi o atual campeão do mundo que se deu melhor, conquistando sua primeira vitória no ano!

Medina quase atingiu a perfeição na decisão, anotando 19.50 pontos de um máximo de 20, contra 16.77 de Ítalo. O ponto determinante acontece há poucos segundos do fim, quando o residente de Maresias mandou um tubo sensacional para fechar sua bateria, arrancando do juiz uma nota 9.77.

“É muito bom. É muito difícil ganhar esse campeonato. Eu não estava esperando essa vitória. Tudo isso começou depois da vitória sobre Ryan Callinan, que virei na última onda. Nada é impossível”, vibrou Medina ainda dentro d’água.

Foi a sétima vez que Ítalo e Gabriel se enfrentaram na elite do surf mundial – com o primeiro tendo larga vantagem no duelo: cinco vitórias contra (agora) duas do rival. “Foi uma semana muito longa e fazer a final com o Gabriel foi incrível. Estou feliz pelo meu desempenho também e o segundo lugar foi um grande resultado. É muito divertido surfar uma onda tão perfeita e desafiadora como essa. Só tenho que agradecer a todos pelo carinho e parabéns ao Gabriel, que realmente conquistou merecidamente a vitória”, agradeceu Ítalo.

Com os resultados na África do Sul, Filipe Toledo, que caiu na semifinal, ficou com a 2ª posição do ranking mundial, atrás apenas do agora líder, o americano Kolohe Andino, também semifinalista da etapa. Ítalo Ferreira, apesar do vice, subiu da sexta à quarta posição, enquanto Medina, que era oitavo, agora é o sétimo. Vale lembrar que o até então líder, o havaiano John John Florence rompeu o ligamento cruzado e não participa mais da temporada.

A próxima parada do Circuito Mundial de Surf acontece nos tubos de Teahupoo, no Taiti, entre 21 de agosto e 1º de setembro. Gabriel Medina, defensor do título da etapa, segue confiante na corrida em busca do tri mundial.

“Eu estou de volta! Nós temos trabalhado muito forte para isso e ver agora três brasileiros na disputa direta pelo título é realmente gratificante. Esse campeonato é muito difícil e muito especial, então estou muito feliz por ter vencido. Parece uma loucura, mas estou na briga de novo. Eu venci as duas etapas que vem por aí no ano passado, estou surfando bem e vamos ver o que vai acontecer. Estou feliz por ter ganho o evento aqui hoje, mas no Taiti vamos começar do zero de novo”, finalizou.

Foi a primeira vitória de Gabriel Medina na etapa sul-africana (Foto: WSL)

Resultado do Corona Open J-Bay 2019:

1 Gabriel Medina (BRA)

2 Italo Ferreira (BRA)

3 Filipe Toledo (BRA)

3 Kolohe Andino (EUA)

5 Kanoa Igarashi (JAP)

5 Owen Wright (AUS)

5 Sebastian Zietz (HAV)

5 Adrian Buchan (AUS)

Classificação geral do Circuito Mundial de Surf 2019:

1 Kolohe Andino (EUA) 33.845

2 Filipe Toledo (BRA) 33.280

3 John John Florence (HAV) 32.425

4 Italo Ferreira (BRA) 29.950

5 Kanoa Igarashi (JAP) 29.450

6 Jordy Smith (AFR) 29.365

7 Gabriel Medina (BRA) 26.895

8 Kelly Slater (EUA) 21.055

9 Ryan Callinan (AUS) 20.130

10 Julian Wilson (AUS) 18.140

Para acompanhar o ranking completo, clique aqui.

Você também pode gostar: