Mundial de Clubes deste ano do Catar tem suas datas definidas

mundial de clubes

O Mundial de Clubes deste ano será realizado no Catar. E nesta sexta-feira, a Fifa divulgou as datas das partidas da competição: entre os dias 11 e 21 de dezembro, os seis campeões continentais, mais o representante do país sede, se digladiarão em busca do troféu de campeão do mundo.

O torneio já tem confirmado o Liverpool da Inglaterra (campeão da Europa), o Hienghène Sport da Nova Caledônia (campeão da Oceania) e o Monterrey do México (campeão da América do Norte). Faltam os campeões da África, América do Sul e Ásia, além do representante catari.

Tanto a Libertadores da América, quanto a Liga dos Campeões Asiática estão na fase de oitavas de final e devem conhecer seus representantes em novembro, já próximo ao Mundial. Já a Liga dos Campeões da África aguarda a remarcação da decisão em jogo único entre Espérance da Tunísia e Wydad Casablanca do Marrocos, para definir o campeão – em maio, os tunisianos levaram o troféu, mas a partida foi anulada por problemas com o VAR.

O clube que representará o Catar depende do andamento da Liga dos Campeões Asiática. O atual campeão nacional, Al Sadd, por enquanto, detém a vaga. Porém, caso uma equipe catari conquistar a competição continental, ela se classificará direto para a segunda rodada, e o vice-campeão disputará a preliminar contra o Hienghène Sport, tirando a vaga do vencedor do Campeonato do Catar.

Como das outras vezes, os campeões da Champions League e Libertadores da América entram direto nas semifinais. O sorteio do chaveamento das quartas de finais em diante será realizado em Zurique, em 16 de setembro. Os estádios e os horários ainda não foram anunciados.

Esta pode ser a penúltima edição do Mundial de Clubes no formato atual – a edição de 2020 também está garantida. A Fifa anunciou um novo torneio com 24 clubes para 2021, ainda sem sede definida. Porém é bom ressaltar que esta competição encontra grande resistência da UEFA e de grandes clubes da Europa e pode não acontecer.

Confira as datas divulgadas pela Fifa:

11 de dezembro (Primeira fase)

Representante do Catar x Highiène Sport (Oceania)

14 de dezembro (Quartas de final)

Jogos do vencedor da primeira fase e representantes da África, América do Norte e Ásia.

17 de dezembro (Disputa 5º lugar e semifinal)

Jogo do representante da América do Sul

18 de dezembro (semifinal)

Jogo do representante da Europa

21 de dezembro

Final e disputa de 3º lugar

Você também pode gostar: