O caminho rumo à Eurocopa 2020 já começou; saiba tudo sobre o torneio

eurocopa 2020

As Eliminatórias da Eurocopa 2020 começaram nesta última quinta-feira. E diferente das últimas competições, o torneio do próximo ano terá grandes mudanças, com a UEFA organizando “uma festa em toda Europa”, para comemorar os 60 anos do campeonato mais importante de seleções depois da Copa do Mundo.

Pela primeira vez a Eurocopa não terá sede fixa em sua história. Sim, ela será organizada em diversos países – 12 para ser mais exato – e não haverá classificação automática. Desta forma, cada seleção terá que disputar para conseguir uma das vagas.

Os locais das partidas onde serão jogadas a Eurocopa 2020:

Dinamarca – Estádio Parken

Hungria – Estádio Ferenc Puskás

Irlanda – Aviva Stadium

Holanda – Johann Cruijff Arena

Roménia – Arena Nacional de Bucareste

Escócia – Hampden Park

Espanha – Estádio San Mamés

Azerbaijão – Estádio Nacional de Baku

Alemanha – Allianz Arena

Itália – Estádio Olímpico de Roma

Rússia – Estádio Krestovsky

Inglaterra – Estádio de Wembley

Regulamento

A UEFA decidiu expandir o número de participantes a partir de 2016. Agora são 24 seleções, divididas em seis grupos compostos por quatro times, assim como na Euro 2016, conquistada por Portugal. O primeiro e segundo colocados de cada grupo, e os quatro melhores terceiros colocados avançam para as oitavas de final.

A final da Euro 2020 está marcada para acontecer no Estádio de Wembley, em Londres. O local, carinhosamente conhecido como The Home of Football tem capacidade para 90.000 torcedores, e também será utilizado nas semifinais.

wembley
Estádio de Wembley – Inglaterra

Eliminatórias

Como já falamos, a estreia dos jogos das Eliminatórias começaram nesta última quinta-feira. Esta fase acontece entre março de 2019 até novembro deste mesmo ano. Ao todo, 20 seleções se classificam para a fase final da Eurocopa. Os quatro lugares restantes serão definidos por meio da Liga das Nações de 2018/19 – o campeão de cada uma das quatro ligas garante vaga no torneio europeu.

sorteio
Grupos sorteados das Eliminatórias da Eurocopa 2020 (Foto: Reprodução)

A briga pelo troféu europeu será bastante equilibrada e quem vai ganhar com isso são os amantes do futebol, que acompanharão verdadeiros espetáculos em campo. Entre os favoritos estão: a atual campeã do mundo, França, com seu elenco jovem e talentoso querendo aumentar suas glórias; a Alemanha e a Espanha, que querem apagar a má impressão que deixaram na última Copa do Mundo; Portugal, que defende o título se agarrando em sua figura principal: Cristiano Ronaldo; e não podemos deixar de citar Holanda, Croácia e Itália, equipes que desejam voltar novamente aos holofotes do público.

Você também pode gostar: